sexta-feira, 4 de março de 2011

Reflexões sobre Sindicatos e os servidores do município do Rio de Janeiro


Sindicato é feito de pessoas, que possuem interesses específicos que, nem sempre, são os interesses da categoria que representam.

Concordo que muitos quase não aparecem. Poucos são, de fato, representativos. Talvez o número destes nem complete os dedos de uma de nossas mãos. Refiro-me aos que podem nos ajudar mais de perto.

Bem... Se existe insatisfação com os sindicatos, de maneira geral, é que se reconhece neles a possibilidade de nos ajudarem de alguma forma, do contrário, sua atuação não seria cobrada neste espaço. E se os que reclamam a presença dos sindicatos começarem a viver a vida dos sindicatos? Como transformar-lhes sem estar dentro deles? Como fazer com que atendam as demandas dos trabalhadores se aqueles que lhe desejam a transformação estão de fora? Se se acredita que os sindicatos podem ser instrumentos eficazes na luta política por melhores condições de trabalho, deve-se buscar ocupar espaços dentro dessas entidades. Transformá-las por dentro.

Noto que muitos servidores, ao invocarem a presença dos sindicatos, desejam apenas alguém que lhes resolva os problemas sem que eles mesmos se importunem com isso. Será essa uma atitude positiva? Não será por isso que os sindicatos criticados não representam aqueles a que deveriam?  

Nenhum comentário: