quinta-feira, 5 de maio de 2011

Osama Bin Laden: Algumas considerações sobre seu assassinato


1 - A tese de Michael Moore, divulgada pelo seu Twitter, é interessante. Ele sugere que Bin Laden estava em “prisão domiciliar” e que EUA e Paquistão sabiam do seu paradeiro. Ver: http://twixar.com/19O8AL8HyOp        

2 - Caso a operação que resultou na morte de Bin Laden não fosse do conhecimento do governo paquistanês, teríamos os EUA invadindo um país. E a soberania desta nação? Onde ficaria?

3 - Execução do Bin Laden. Prendem e julgam e sentenciam ali mesmo, na hora? Para que serve o Tribunal Internacional, sediado em Haia? Para fazer figuração, de vez em quando?

4 - As informações que teriam levado ao paradeiro de Bin Laden foram obtidas de presos (detidos onde? Julgados por quem?) através de tortura (ver: glo.bo/jSRx1W). “A Convenção das Nações Unidas contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos e Degradantes estipula, no artigo 2º, que o direito de não ser torturado é inderrogável. Significa que a proibição da tortura prevalece sob quaisquer circunstâncias. Isso significa que, em nenhum caso, os Estados poderão “invocar-se circunstâncias excepcionais, como ameaça ou estado de guerra, instabilidade política interna ou qualquer outra emergência pública, como justificação para a tortura”.” (Ver: http://bit.ly/mQncSK) Mais um texto que morre no papel? A lógica estadunidense seria aquela do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?

5 - O corpo de Bin Laden teria sido lançado ao mar, o que, segundo os estadunidenses, respeita os preceitos do Islamismo. No entanto, pelo que se pode verificar, pela internet, ao pesquisar-se sobre o assunto, é que isso só seria deveria ser feito se ele tivesse morrido em alto mar ou em caso de epidemia. (Ver: http://bit.ly/kUx9Rg) O que se esperar de um país que fomenta a guerra, alimentando uma indústria bélica gigantesca? Respeito pela vida? Respeito pelas crenças de seres humanos?

6 - Quando os EUA não precisam mais dos seus serviçais, descartam-no. Bin Laden foi útil para oporem-se à URSS no Afeganistão. Foi morto. Saddam Hussein foi aliado, mas ao invadir o Kuwait, virou inimigo. Anos depois, enforcado.

7 - Bin Laden foi responsabilizado pelos atentados do 11 de Setembro de 2001 nos EUA. Matou em torno de 3 mil pessoas. Foram atrás dele até matá-lo. Os civis mortos no Iraque, por conta da dita guerra, que na verdade é massacre (pela desigualdade das forças), varia entre 90 e 108 mil mortos (Ver: http://bit.ly/lRmW9N). Quem se responsabilizará por isso? Bush? Obama? Veja que falo em responsabilização, não em execução. Sou contra a violência.

8 - Muito feio ver, pela imprensa, estadunidenses festejando, nas ruas, a morte de Bin Laden. Passei esse dia meditativo. Pensava: eu vivo num mundo, numa fantástica era de avanços dos conhecimentos científicos, onde uma multidão comemora a morte de uma pessoa. Senti-me mal com isso. Rebaixa a humanidade do ser humano. Transformar esse mundo num lugar para todos vai dar trabalho...

Nenhum comentário: