domingo, 24 de março de 2013

Repúdio à Indiferença Política



            Cidadão carioca,
1 – Dizem que os índios tamoios, ao verem as casas construídas pelos soldados de Estácio de Sá as chamaram de “cariocas”, ou seja, casa de branco (“oca” = casa e “cari” = branco). Se for verdade, o título do qual você se orgulha e que encabeça essas linhas tem origem indígena. Mas você não anda muito preocupado com os índios, não é verdade? Para você, eles estão em algum rincão perdido no meio da Amazônia, passando o dia caçando, pescando e dançando. Trabalho, que é bom, nada, né? Passam o dia de bobeira, para você... Os que estavam na Aldeia Maracanã (palavra que, suspeito, tem origem indígena), ah, esses não são índios mesmo, né? Andando na cidade, com roupas de “homens brancos”, até celulares usavam... Imagine... Foram removidos do Museu do Índio e você nem ligou; foram tratados como animais; os que os apoiavam, tidos como vagabundos e arruaceiros, também receberam gás de pimenta nos olhos e foram carregados como coisas e você nem aí para a dor do “outro”...
2 – Famílias estão sendo removidas de suas casas, em nome das grandes obras para os “grandes eventos” (Copa do Mundo e Olimpíadas) que ocorrerão na cidade. Muita dor, muito desespero, muita insegurança (psicológica, da parte das vítimas e jurídica, pelo$ abu$o$ em nome do$ intere$$e$ e$cu$o$). E com cara de paisagem, você não está nem aí para a dor do “outro”...
3 – Usuários de drogas, especificamente de crack, que ficam pelas ruas são tratados como animais pelos agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, levados à força para lugares onde não recebem tratamento adequado, com o único objetivo do Poder Público de os tirar das vistas da população, numa ação criticada por diversos especialistas na área da saúde mental. E você, que tem “nojinho” dos “cracudos” acha a medida excelente, afinal, você não está nem aí para a dor do “outro”...
4 – Os filhos dos pobres, que estudam em escolas municipais, continuam sendo aprovados automaticamente através de um dispositivo “malandro” da Secretaria Municipal de Educação chamado “média global”. Servidores da Educação denunciam a situação, bem como a precarização das condições de trabalho e carreira. Profissionais da área abandonam carreira pública diante do quadro sinistro; as crianças recebem educação “de fachada” e terão dificuldades futuras por isso. E você não está nem aí para a dor do “outro”...
5 – Hospitais Municipais onde os pacientes esperam horas para serem atendidos; onde suas marcações de exames especiais e consultas, feitas pelo SisReg (que apenas torna invisível a fila, retirando-a da porta das unidades), demoram meses, até mais de um ano; onde UPAs e Clínicas da Família são bonitas por fora, mas pouco funcionais por dentro, por causa da falta de profissionais; onde os profissionais da Saúde sofrem, cotidianamente, com a precarização das condições de trabalho e de carreira; Profissionais que, muitas vezes, abandonam a carreira pública por causa disso. E você não está nem aí para a dor do “outro”...
            O abuso dos “poderosos” conta demais com sua indiferença Política. Precisa disso para manter-se no lugar onde está. Uma amiga de UFF, Elizabeth Gama, ao referir-se a experiência de seu pai, vizinho do quartel da Polícia do Exército, onde funcionou o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), palco de atrocidades cometidas por militares no período da Ditadura Militar, ao “entrevista-lo” a respeito, este respondia: Eu não fazia a menor ideia do que ocorria ali, do que ocorria no país. Pra mim estava tudo "normal", meu salário era bom”. Uma professora da mesma universidade, Samantha Quadrat, numa disciplina sobre Franco e Pinochet, lembrou, em sala a mesma coisa. Uma região cheia de prédios em torno do quartel e ninguém viu nada de errado acontecer...
            Aos indiferentes politicamente, àqueles que não estão nem aí para a dor do “outro”, quero dedicar os seguintes pensamentos:
"Este lugar, o mais horrendo e ardente do inferno, está reservado para aqueles que, em tempos de crise moral, optaram pela neutralidade ."
Dante Alighieri
“Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.”
Apocalipse, 3:16.
“− Será suficiente não se fazer o mal, para ser agradável a Deus e assegurar uma situação futura?
− Não: é preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.”
(Pergunta 642, de O Livro dos Espíritos − Allan Kardec)
O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas”.
Martin Luther Kink Jr.
“Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel, acredito que "viver significa tomar partido". Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão e de tomar partido. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.”
Antonio Gramsci

Preciosidades ditas pelo Secretariado de Eduardo Paes em defesa da expulsão dos Índios da Aldeia Maracanã

É emblemático que as manifestações tenham partido de um ex-Secretário de Assistência Social, atualmente da Secretaria de Governo (qual a atribuição dessa secretaria?), Rodrigo Bethlem e do Secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão. Eis:


Quem entende um pouquinho de Twitter sabe que DMs (mensagens diretas) são trocadas apenas por pessoas que seguem-se, mutuamente.




sexta-feira, 22 de março de 2013

Aldeia Maracanã


Tomei um taxi hoje de manhã, enquanto se desenrolavam os lamentáveis acontecimentos na Aldeia Maracanã. “O trânsito está ruim para aqueles lados da Radial Oeste, né? Está tendo uma ‘bronquinha’ naquela área...”, provoquei o motorista, para sondar-lhe. “Ali não tem índio, não. Só fica crackeiro usando droga. Se tiver muito, tem uns seis. A maioria que está ali é esse pessoal que se envolve com tudo (ao referir-se aos manifestantes)”. O “pessoal que se envolve com tudo” para o taxista é aquele que outros reacionários ou indiferentes definem como “arruaceiros”, “ingênuos estudantes esquerdistas”, “maconheiros”, e por aí a fora. Como se os presentes ali não fossem SERES HUMANOS sensibilizados com a covardia que foi feita com um pequeno grupo de indígenas que tentavam preservar suas tradições. Enquanto isso, os demais levam suas medíocres vidas importando-se apenas consigo mesmos, ainda que praguejem horrores quando necessitem de algum tipo de auxílio e mãos generosa não lhes socorra. Hoje foi com os índios, vocês ficaram indiferentes. Podiam ter ajudado, mas preferiram cantar como a cigarra leviana. E quando for com vocês e outros não lhes atenderem?
“São um bando de vagabundos! Esse pessoal não faz nada da vida, tem é que trabalhar”, repete, sem dúvidas, um bando de gente hipnotizada pela “lógica do capital”, ao referir-se aos índios, tomando a dinâmica de suas mecânicas vidas de trabalho assalariado, TV, reprodução, repouso, trabalho assalariado como o fundamento real da existência, naturalissimamente. População carioca, parabéns pela sua apatia, pela sua indiferença! Estou com NOJO de vocês!
Muita gente “limpa a barra” dos Policiais que cometem violências enunciando: “Eles apenas cumpriam seus deveres!” Quem enuncia essa fala covarde NUNCA experimentou gás de pimenta nos olhos, NUNCA tomou tiro de borracha, NUNCA tomou coronhada, NUNCA teve um parente assassinado pelas “Forças da Ordem”. Depois que a Alemanha nazista caiu, os antigos guardas de prisioneiros judeus, que participaram da máquina de moer carne que matou em torno de 6 milhões de judeus, também jogaram a carta do “cumprimento dos deveres” em sua defesa. Tzvetan Todorov[1], pensador búlgaro, diz que isso podia diminuir-lhes a responsabilidade legal, no entanto, mostraria a gravidade de sua transformações morais, afinal, um ser que não faz mais que obedecer ordens NÃO É MAIS UMA PESSOA. SERES HUMANOS NÃO RENUNCIAM AO EXERCÍCIO DO JUIZO CRÍTICO E DA VONTADE PESSOAL. A outra possibilidade é que cometam essas violências por MAU CARATISMO. PM do Estado do Rio de Janeiro, parabéns pelo seu MAU CARATISMO INSTITUICIONAL (porque coletivo) OU pela DESUMANIZAÇÃO/IDIOTIZAÇÃO de seus quadros. Parabéns ao Sérgio Cabral também pela “vitória”. Estou com NOJO de vocês. Encerro com o gigante Darcy Ribeiro, em homenagem aos índios aos quais ele tanto se dedicou:
“Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. [2]



[1] TODOROV, Tzvetan. Frente ao Límite. Siglo XXI editores. México, 2007, p.192.
[2] RIBEIRO, Darcy. Darcy Ribeiro. Derrotas e vitórias de um cientista brasileiro. Disponível em:  http://joaosilvio.blogspot.com.br/2012/04/darcy-ribeiro-derrotas-e-vitorias-de-um.html Último acesso em 22 de Março de 2013.

terça-feira, 19 de março de 2013

Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RIOSAÚDE

Projeto de Lei 80/2013

            Temos, diante de nós, mais um estranho projeto de Lei do Executivo Municipal que, à semelhança do que ocorreu em 2009 com o projeto das Organizações Sociais, é enviado à Câmara no início da Legislatura do primeiro ano de governo, ocasião onde o pacote de desgraça dos governantes é aberto com mais ímpeto.
            O primeiro aspecto que me chama atenção é o AMPLO ESPECTRO DE ATUAÇÃO da RIOSAÚDE. Esperava-se que, via de regra, ela se ocupasse com a “execução e prestação de serviços de saúde” [1]. No entanto, no Artigo 2º temos:
II – gerir e prestar serviços de engenharia clínica, manutenção predial de unidades de saúde e demais serviços de apoio à saúde, incluindo desenvolvimento, suporte e execução de sistemas informatizados em prestação de serviços de saúde;
III – oferecer serviços de capacitação e treinamento na área de saúde em nível médio, graduação ou pós-graduação;
IV – desenvolver atividades de ensino, pesquisa e avaliação de evolução tecnológica e incorporação de novas tecnologias e soluções de prestação de serviço na área de saúde; [2]
            Dessa forma, a RIOSAÚDE se ocupará também: a) Com a questão de equipamentos utilizados no atendimento aos pacientes; b) Manutenção predial; c) Sistemas informatizados; d) Ensino em nível Médio e Superior, além de Pós-Graduação; e) Pesquisa. Ou seja, ocupar-se-á com cinco atividades além daquela que seria desejável – o atendimento à população.
            A RIOSAÚDE prestará serviços remunerados nessas áreas, para terceiros ou apenas para as unidades de saúde municipais? O inciso II do Artigo 6º prevê o recebimento de “receitas resultantes das prestações de serviços que constitua objeto social da Empresa”[3]. Terá em seus quadros programadores e criadores de sistemas de informática? De que maneira se realizarão as atividades de ensino? Emitirá certificados de conclusão de curso? No caso dos cursos Superiores, sob a chancela do MEC? Como se ocupará da Pesquisa?
            Eis que o Artigo 9º já nos traz o esperado, quando o projeto nem mesmo havia sido apresentado:
O regime de pessoal permanente da RIOSAÚDE será o da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e legislação complementar, condicionada a contratação à prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pelo Conselho de Administração. [4]
            Era o que se poderia esperar de uma “jestão” que se notabiliza pelo desprezo ao Servidor Público estatutário, uma vez que, ao longo dos quatro primeiros anos de mandato de Eduardo Paes estes NÃO TIVERAM GANHO REAL em seus salários e NÃO TIVERAM o prometido Plano de Cargos e Salários, além de terem o seu campo de atuação reduzido com a presença massiva da QUESTIONÁVEL terceirização, via Organizações Sociais que, nos serviços de saúde, não deixam os jornalistas descansarem dos escândalos que se sucedem [5], bem como das outras empresas prestadoras de serviço, como por exemplo, a Masan. Aliás, esta empresa, só da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil recebeu, em 2012, modestos R$: 37.373.702,51. Somados de todos os órgãos municipais, faturou R$: 91.434.829,32[6].
            Na justificativa do projeto, assim se exprime Eduardo Paes:
O Projeto de Lei apresentado visa a enfrentar de forma sistêmica, estruturante e tempestiva aos grandes problemas remanescentes da atividade de prestação de serviços de saúde, os quais permanecem apesar dos avanços obtidos através dos esforços envidados por esta Administração. [7]
            Por uma questão de honestidade intelectual (e moral, evidentemente) os ditos avanços, a meu ver, deveriam ser listados e tornados públicos. Assim, teríamos parâmetros para auferir se o que o entendimento de Eduardo Paes considera “avanços” confere/coincide com a “leitura da realidade” que faz o cidadão comum, usuário da Rede Municipal de Saúde em todas as suas mazelas. A questão dos “problemas remanescentes” leva-nos a questionar em que medida as Organizações Sociais, tidas então como a miraculosa solução para os problemas da administração pública, quase que o “pó de Pirlimpimpim” que transforma tudo por mágica, NÃO DERAM CERTO. Quais foram, segundo o Executivo municipal, os problemas remanescentes? Se as Organizações Sociais foram ineptas para solucioná-los, por que deveriam subsistir à frente de Unidades de Saúde? E de que maneira a RIOSAÚDE atacará esses problemas remanescentes?


[1] Projeto de Lei 80/2013. Art. 2º, inciso I. Disponível em: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1316.nsf/249cb321f17965260325775900523a42/0a3ba04a5673ff7103257b2c006693cb?OpenDocument Última consulta em 18 de Março de 2013. 
[2] Idem. Grifos nossos.   
[3] Idem.
[4] Idem. Grifos nossos.
[5] Eduardo Paes: Algumas razões para NÃO votar nele nas próximas eleições – Parte 2. Disponível em: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2013/03/eduardo-paes-algumas-razoes-para-nao.html Último acesso em 18 de Março de 2013. Ver a parte referente à Saúde.
[7] Projeto de Lei 80/2013. Art. 2º, inciso I. Disponível em: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1316.nsf/249cb321f17965260325775900523a42/0a3ba04a5673ff7103257b2c006693cb?OpenDocument Última consulta em 18 de Março de 2013. Grifos nossos.

domingo, 17 de março de 2013

Eduardo Paes: Algumas razões para NÃO votar nele nas próximas eleições – Parte 2




Matérias e artigos produzidos entre Outubro de 2012 e Março de 2013.

Políticas de Habitação:
1 – “'Estamos tirando pessoas de áreas de risco', diz Paes sobre remoção na Vila Autódromo”. Ver: http://odia.ig.com.br/portal/rio/estamos-tirando-pessoas-de-áreas-de-risco-diz-paes-sobre-remoção-na-vila-autódromo-1.517206
2 – “Paes festeja 'Minha Casa, Minha Vida', mas Rio só atendeu 8% de cadastrados”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/04/paes-festeja-minha-casa-minha-vida-mas-rio-so-atendeu-8-de-cadastrados/
3 – “Vila Autódromo: remoção só em 2014”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/vila-autodromo-remocao-so-em-2014-7329224  
4 – “Paes lança projeto de remoções no Morro da Providência”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/paes-lanca-projeto-de-remocoes-no-morro-da-providencia-2836782#ixzz2NktGD05U
5 – “Largo do Tanque: mais uma remoção sumária para as Olimpíadas do Rio de Janeiro”. Ver: http://comitepopulario.wordpress.com/2013/02/24/largo-do-tanque-mais-uma-remocao-sumaria-para-as-olimpiadas-do-rio-de-janeiro/  
6 – “Moradores históricos do Morro da Babilônia estão ameaçados de ser removidos pela Prefeitura (RJ)”. Ver: http://pelamoradia.wordpress.com/2012/10/30/video-moradores-historicos-do-morro-da-babilonia-estao-ameacados-de-ser-removidos-pela-prefeitura-rj/
Ideologia Política:
1 – “'Prefeito não tem ideologia. Prefeito tem pragmatismo', afirma Eduardo Paes”. Ver: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-08-27/prefeito-nao-tem-ideologia-prefeito-tem-pragmatismo-afirma-eduardo-paes.html
2 – “A sinalização de Paes através da montagem do secretariado”. Ver: http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2012/12/05/a-sinalizacao-de-paes-atraves-da-montagem-do-secretariado/
3 – “Emendas: vereadores ganharam, mas não levaram”. Ver: http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2013/02/16/emendas-vereadores-ganharam-mas-nao-levaram/
6 – “Vereadores ainda defendem assistencialismo, interesses religiosos ou de milícias”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/vereadores-ainda-defendem-assistencialismo-interesses-religiosos-ou-de-milicias-7600465#ixzz2NkjfJ13k  
7 – “Índio da Costa só na gestão do Prefeito Eduardo Paes?”. Ver: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2013/01/a-foto-desta-placa-estava-na-av.html  
8 – “Aliados de Eduardo Paes no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro?” Ver: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2013/01/aliados-de-eduardo-paes-no-tribunal-de.html  
9 – “Prefeitura do Rio de Janeiro terá mais 339 Cargos Comissionados”. Ver: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2012/12/prefeitura-do-rio-de-janeiro-tera-mais.html
 
Prefeitura do Rio de Janeiro terá 339 cargos comissionados - 19/12/2012, p.6.





 Cultura:
1 – “‘Quero uma cultura lucrativa’, diz novo secretário municipal”. Ver: http://oglobo.globo.com/cultura/quero-uma-cultura-lucrativa-diz-novo-secretario-municipal-6825875#ixzz2NkR5rQQf
2 – “Justiça do Rio de Janeiro bloqueia bens de presidente da Riotur”. Ver: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1226675-justica-do-rio-de-janeiro-bloqueia-bens-de-presidente-da-riotur.shtml
3 – “Informe do Dia: Desfile comprado”. Ver: http://odia.ig.com.br/portal/rio/informe-do-dia-desfile-comprado-1.548848
4 – “Secretário: PM e 'Globo' contribuíram para depredações no Bola Preta”. Ver: http://www.jb.com.br/carnaval-2013/noticias/2013/02/10/secretario-pm-e-globo-contribuiram-para-depredacoes-no-bola-preta/
5 – “MP obtém decisão que bloqueia bens do presidente da Riotur”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/07/mp-obtem-decisao-que-bloqueia-bens-do-presidente-da-riotur/
6 – “Presidente da Riotur questiona bloqueio de bens e diz que está promovendo o Rio”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/08/presidente-da-riotur-questiona-bloqueio-de-bens-e-diz-que-esta-promovendo-o-rio/

Chuvas:
1 – “Antes das chuvas, Rio impediu na Justiça obras de prevenção a deslizamentos”. Ver: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2013-01-03/antes-das-chuvas-rio-parou-na-justica-obras-de-prevencao-a-deslizamentos.html

Saúde:
1 – “AP - Orçamento da Saúde 2013 para o Rio de Janeiro (Dr. Romano – SINMED)”. Ver: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=B6t8F_UIjyM
2 – “Caso Adrielly: 3 UTIs móveis disponíveis, mas nenhuma acionada”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/caso-adrielly-3-utis-moveis-disponiveis-mas-nenhuma-acionada-7277258#ixzz2NkSPMh00
3 – “Falta de médicos põe em risco os foliões no Carnaval carioca”. Ver: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/falta-de-medicos-poe-em-risco-o-carnaval-carioca   
4 – “Empresa esterilizava material hospitalar de forma irregular no RJ”. Ver: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/02/empresa-esterilizava-material-hospitalar-de-forma-irregular-no-rj.html   
6 – “Casos de dengue caem no país, e Rio concentra maior número de vítimas”. Ver: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/casos-de-dengue-caem-no-pais-e-rio-concentra-maior-numero-de-vitimas.html
7 – “Grampo mostra que Marca repetiu no Rio o mesmo esquema de Caxias”.
8 – “Hospitais podem ficar sem médicos no fim do ano”.
9 – “Cremerj denuncia privatização da saúde no Rio com indícios de nepotismo”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/17/cremerj-denuncia-privatizacao-da-saude-no-rio-com-indicios-de-nepotismo/
10 – “Epidemia de tuberculose no bairro da Rocinha preocupa as autoridades”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/09/epidemia-de-tuberculose-no-bairro-da-rocinha-preocupa-as-autoridades/
11 – “Governo e oposição divergem sobre fim da maternidade da Praça XV”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/15/governo-e-oposicao-divergem-sobre-fim-da-maternidade-da-praca-xv/
12 – “Prefeitura contrata médicos ganhando bem mais do que concursados”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/22/prefeitura-contrata-medicos-ganhando-bem-mais-do-que-concursados/
13 – “Secretário admite aumento de 30% nos casos de tuberculose no Rio”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/16/secretario-admite-aumento-de-30-nos-casos-de-tuberculose-no-rio/
14 – “Vizinhos do Sambódromo: combate à dengue só acontece no Carnaval”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/24/vizinhos-do-sambodromo-combate-a-dengue-so-acontece-no-carnaval/
15 – “Organização investigada por fraudes em Caxias recebeu milhões da prefeitura do Rio”. Ver: http://g1.globo.com/videos/rio-de-janeiro/rjtv-2edicao/t/edicoes/v/organizacao-investigada-por-fraudes-em-caxias-recebeu-milhoes-da-prefeitura-do-rio/2368070/
16 – “Programa Saúde da Família encontra entraves e dificuldades”. Ver: http://oglobo.globo.com/pais/programa-saude-da-familia-encontra-entraves-dificuldades-7130738#ixzz2NkiELp3G
17 – “R7 testou: UPAs do Rio têm superlotação, falta de médicos e demora no atendimento de até 4 horas”. Ver: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/r7-testou-upas-do-rio-tem-superlotacao-falta-de-medicos-e-demora-no-atendimento-de-ate-4-horas-20121126.html  
18 – “Sobre a falta ao plantão do Neurocirurgião do H. M. Salgado Filho e a falta de postura dos políticos da cidade do Rio de Janeiro”. Ver: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2012/12/sobre-falta-ao-plantao-do.html


Transportes:
1 – “Apenas seis meses após inauguração, BRT Transoeste já apresenta sinais de fadiga”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/apenas-seis-meses-apos-inauguracao-brt-transoeste-ja-apresenta-sinais-de-fadiga-7127550#ixzz2NkSB6Z8d
2 – “Empresa e prefeito batem boca sobre buracos no Transoeste”.
3 – “Após 7 meses de funcionamento, pistas do BRT apresentam danos”. Ver: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/apos-7-meses-de-funcionamento-pistas-do-brt-apresentam-danos.html  


Grandes Eventos, grandes obras:
1 – “COI mostra apreensão quanto ao ritmo das obras para os Jogos”.
3 – “Campo de golfe: falta um Ministério Público atento e firme”. Ver: http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2012/11/03/campo-de-golfe-falta-um-ministerio-publico-atento-e-firme/
4 – “Paes: campo de golfe como acerto de campanha?”. Ver: http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2012/11/25/paes-campo-de-golfe-como-acerto-de-campanha/
5 – “Porto Novo, uma intermediária entre a prefeitura e a Comlurb”. Ver: http://www.jb.com.br/informe-jb/noticias/2012/11/08/porto-novo-uma-intermediaria-entre-a-prefeitura-e-a-comlurb/
6 – “Para especialista, Brasil vive regime de exceção próximo à Copa e as Olimpíadas”. Ver: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/01/06/para-especialista-brasil-vive-regime-de-excecao-proximo-a-copa-e-as-olimpiadas/
7 – “"Besteirada demagógica é destruir a escola", dizem pais sobre tombamento”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/21/besteirada-demagogica-e-destruir-a-escola-dizem-pais-sobre-tombamento/
8 – “Antes da Câmara aprovar projeto, Paes já criou a estação BRT Golfe Olímpico”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/20/antes-da-camara-aprovar-projeto-paes-ja-criou-a-estacao-brt-golfe-olimpico/
9 – “Autódromo: Eduardo Paes considera ação do MP "desnecessária"”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/29/autodromo-eduardo-paes-considera-acao-do-mp-desnecessaria/
10 – “Contratação da Comlurb nas obras do Porto Maravilha é misteriosa”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/09/contratacao-da-comlurb-nas-obras-do-porto-maravilha-e-misteriosa/
11 – “Pacote Olímpico põe Eduardo Paes e Câmara de Vereadores em rota de colisão”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/22/pacote-olimpico-poe-eduardo-paes-e-camara-de-vereadores-em-rota-de-colisao/
12 – “Políticos cobram transparência do prefeito no projeto do campo de golfe”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/03/politicos-cobram-transparencia-do-prefeito-no-projeto-do-campo-de-golfe/
13 – “No Porto Maravilha, tudo é novo. Menos a fiação”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/no-porto-maravilha-tudo-novo-menos-fiacao-7280183#ixzz2Nkg4ImLV  
14 – “Obras nas zonas Norte e Sul mostram cuidados distintos para cada região”. Ver: http://extra.globo.com/noticias/rio/obras-nas-zonas-norte-sul-mostram-cuidados-distintos-para-cada-regiao-6805916.html#ixzz2NkgNRtwt
16 – “Trecho de Túnel da Grota Funda terá que passar por reforços estruturais”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/trecho-de-tunel-da-grota-funda-tera-que-passar-por-reforcos-estruturais-7262727#ixzz2Nkj5ofio  
17 - "O drama de Ravel, jovem esperança olímpica do vôlei de praia que sofre com as obras para o evento de 2016". Ver: http://espn.estadao.com.br/video/316184_o-drama-de-ravel-jovem-esperanca-olimpica-do-volei-de-praia-que-sofre-com-as-obras-para-o-evento-de-2016
Impostos:
1 – “IPTU deve subir até 30% e atingirá um maior número de cariocas”.
2 – “Prefeito do Rio adia para 2013 discussão sobre aumento de IPTU”. Ver: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/prefeito-do-rio-adia-discussao-sobre-aumento-de-iptu-para-2013-20121105.html

Assistência Social:
1 – “"Internação compulsória é prisão mascarada", diz consultor de Ministério”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/18/internacao-compulsoria-e-prisao-mascarada-diz-consultor-de-ministerio/  
2 – “Crack: internação adotada pelo Município não resolve”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/01/10/crack-internacao-adotada-pelo-municipio-nao-resolve/
3 – “Em abrigo para usuários de crack, traficantes vendem drogas na entrada”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/21/em-abrigo-para-usuarios-de-crack-traficantes-vendem-drogas-na-entrada/
4 – “MP-RJ: "remoção compulsória" de adultos usuários de crack é ilegal”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/10/30/mp-rj-remocao-compulsoria-de-adultos-usuarios-de-crack-e-ilegal/
5 – “O perfil de uma população que tem nas ruas o seu endereço”. Ver: http://oglobo.globo.com/rio/o-perfil-de-uma-populacao-que-tem-nas-ruas-seu-endereco-7858091#ixzz2NkuYGB00  


Educação:
1 – “Eduardo Paes nega fazer propaganda pessoal com jogo 'Banco Imobiliário'”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/02/28/eduardo-paes-nega-fazer-propaganda-pessoal-com-jogo-banco-imobiliario-2/
2 – “Pais desmentem o prefeito Paes”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/11/28/pais-desmentem-o-prefeito-paes/
3 – “Extra, extra! Prefeito Paespalho plagia a Vírus Planetário”. Ver: http://www.virusplanetario.net/extra-extra-prefeito-paespalho-plagia-a-virus-planetario/
4 – “MP abre nova investigação sobre 'Banco Imobiliário' do Rio”. Ver: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/03/mp-abre-nova-investigacao-sobre-banco-imobiliario-do-rio.html

Ordem Pública:
1 – “UOP no Porto Maravilha entra em operação e divide opiniões”. Ver: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/12/26/uop-no-porto-maravilha-entra-em-operacao-e-divide-opinioes/

Servidor Público:
1 – “Grosserias de Eduardo Paes e Sérgio Cabral no trato com Servidores Públicos”. Ver: http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2012/12/grosserias-de-eduardo-paes-e-sergio.html