quinta-feira, 25 de maio de 2017

AUDITORIA EXTERNA para avaliar a situação do Previ-Rio

Sobre a situação do Previ-Rio, não seria melhor a contratação de uma AUDITORIA EXTERNA? 

O Prefeito Crivella sinalizou que a situação do instituto de Previdência não seria boa (Veja: goo.gl/bepHEV). O ex-presidente do instituto, Luiz Alfredo Salomão, falou em rombo de R$:2,6 bilhões (Veja: goo.gl/TRVKfS). 

Por outro lado, Pedro Paulo, candidato do PMDB à Prefeitura do Rio derrotado ano passado e intimamente ligado ao ex-prefeito Eduardo Paes, diz que a situação seria contornável com outras medidas. Ulysses Silva, representante dos servidores no Conselho, diz que o problema começou com o ex-prefeito Cesar Maia (Veja: goo.gl/RbXvI2). 

Antonio Carlos Flores de Moraes, conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM), diz que o Funprevi deve reavaliar suas formas de capitalização. O relatório deste órgão fiscalizador sinaliza que foram descumpridos diversos artigos de leis que regulamentam o fundo. A situação estaria insustentável (Veja: goo.gl/IIeQVp). PORÉM, o mesmo TCM APROVA as contas do antigo prefeito (Eduardo Paes), ainda que aponte o desequilíbrio na previdência (Veja: goo.gl/ZdXXMP). 

O ex-prefeito e atual vereador pelo DEM, Cesar Maia contesta a informação de déficit no Funprevi usando dados da atual administração, afirmando ainda, que houve "superávit previdenciário de R$ 65,2 milhões" (Veja: goo.gl/5jeOah). 

O que há em comum entre o que aponta a administração de Marcelo Crivella e o TCM? A solução de taxar os inativos. 

Vamos pensar juntos: A presidência do Previ-Rio é um cargo de indicação política; O ocupantes do TCM também são indicações políticas (dois terços indicados pelo Legislativo [Vereadores] e um terço pelo Executivo). Eduardo Paes teria indicado dois conselheiros da composição atual (Veja: goo.gl/948iMW). Cesar Maia tem interesse em manter limpa sua imagem. Nenhum deles é isento (ninguém é, por mais que o diga que seja). Os Tribunais de Contas (tanto do Município como o do Estado) passaram recibo para a gastança de dinheiro público feitas por Eduardo Paes (na cidade) e Sérgio Cabral/Pezão (no Estado). Não tenho confiança nesses "órgãos fiscalizadores". ASSIM, me parece bem razoável que uma AUDITORIA EXTERNA faça a avaliação da verdadeira situação do instituto de previdência dos servidores e seu fundo para o pagamento de aposentadorias. A CPI do Previ-Rio (Veja: goo.gl/Rksj5t) poderia solicitar isso? 

Para que possamos reunir maiores elementos para análise da situação do instituto, é muito importante acompanhar o trabalho desta CPI. 

Nenhum comentário: