sábado, 4 de junho de 2011

Solidariedade aos manifestantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

Conversem com uma criança. Analisem o que pensam dos bombeiros. Encontrarão palavras de admiração. Perceberão, mesmo, a vontade de se tornarem, quando adultos, bombeiros. A população, de maneira geral, admira profundamente esta corporação, pelo serviço que prestam, com desprendimento de suas vidas, em benefício das dos outros. É uma profissão que exige altruísmo, qualidade pouco encontrada na vida de relação das pessoas comuns e extremamente rara entre os políticos ocupantes de cargos públicos. Quantos seres humanos não lhes devem a vida? Quantos não foram socorridos por eles de afogamentos, ou de incêndios ou, mesmo, por uma de suas ambulâncias? É de se supor, e o leitor que não conhecesse a realidade que vivemos aqui pensaria dessa forma, que essa classe é sumamente valorizada pelos poderes públicos, pelos governantes que ganham de nós, cidadãos, a confiança pelo voto. Afinal de contas, alguém que coloca sua própria vida em risco por desconhecidos merece ser exaltado. Mas, lamentavelmente, não é o que acontece. Os bombeiros do Estado do Rio de Janeiro recebem o menor salário do Brasil! Os baixos salários (em torno de R$: 900,00) não são o único aspecto do problema. Eis que esses valorosos indivíduos também relatam a precarização das condições de trabalho a que estão submetidos. 
Infelizmente, entra governo e sai governo, pelo menos nos últimos 25 anos, os servidores públicos de maneira geral (no caso específico, os estaduais) não possuem política de valorização. Seus salários são defasados. Suas condições de trabalho constantemente precarizadas pelos sucessivos governos que assumem. Eis que, depois de longa espera, os bombeiros resolvem protestar, organizar um movimento. Somente que estão submetidos a uma lei estúpida que lhes impede a sindicalização e o direito à greve. Em nome dessa lei, os manifestantes do Corpo de Bombeiros que estavam no Quartel no Campo de Santana desde ontem (03/06/11) receberam a truculência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que recebe salários tão ruins quanto os deles, mas comportam-se, muitas vezes, com estranha fidelidade canina a seus superiores que lhes maltratam moralmente e materialmente. Pois bem, os PMs, do BOPE, Batalhão de Operações Especiais, a máquina de moer carne de pobre do Estado do Rio de Janeiro, que, conforme os Tropas de Elites da vida sugerem, utiliza-se da tortura e que, em suas operações “confunde” uma furadeira de parede com uma metralhadora; a “Tropa de Elite” que, ao tentar alvejar o seqüestrador do ônibus 174, que estava descendo do ônibus, acertou a refém e, posteriormente acompanharam a “misteriosa” morte do seqüestrador no camburão; essa tropa invadiu o quartel do Corpo de Bombeiros (segundo a fala politicamente correta de Rodrigo Pimentel no RJTV da Globo, que não tem compromisso com classes populares, “retomou” o quartel). Eis que nos vemos diante de cenas lamentáveis de violência gratuita contra homens valorosos que se arriscam no trabalho para salvar vidas. E violência contra suas esposas e filhos! Sim, havia crianças ali, que respiraram e feriram-se com o espetáculo de selvageria de elementos da polícia que agem com docilidade canina contra trabalhadores que protestavam por melhores salários e condições de trabalho. Trabalhadores que ganham tão mal quantos eles mesmos! Pasmem! Senti-me muito mal na TV assistindo as imagens. Assistir a um “brucutu” fantasiado de policial jogar spray de pimenta nos olhos de homens da valorosa corporação dos Bombeiros que estavam sentados! Valha-me Deus! Prender aqueles homens e submetê-los ao espetáculo de covardia por que passaram é desumanidade. É somar à desumanidade cotidiana deles, de um baixo salário e difíceis condições de trabalho, a desgraça pública de serem presos!
E o governador Sérgio Cabral Filho, o que acha disso? Existe algum ingênuo que ache que ele apóia a causa dos Bombeiros? Ele é o governador que recorre na Justiça[1] contra a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Saúde Estadual, que ganham salários base inferiores a R$: 200 00! Sim, foi esse o governador que a população escolheu. A mesma população que admira os Bombeiros e se utiliza dos serviços públicos de Saúde e Educação, precarizados, reelegeu, recentemente, este governador que destrata servidores públicos estaduais. Reeleito porque conseguiu vender o peixe falacioso das UPAS que, quem usa, já notou que guardam os mesmos problemas da rede pública anterior e se empolgou com as UPPs, com a ocupação militarizada da PM nos morros e favelas coexistindo com traficantes desarmados que exercem poder de intimidação à população.
Penso que todo cidadão que faz parte dos quadros do Corpo de Bombeiros; que todo cidadão que é PM; que todo servidor público estadual que sejam decentes tem o dever moral de apoiar os Bombeiros que receberam mais esta violência - a da prisão - porque já sobrevivem com a violência dos baixos salários.
A todo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, minha solidariedade à causa de valorização profissional.
A todos os bombeiros que foram presos no dia de hoje, por profissionais que ganham tão mal quanto eles mesmos e que estão submetidos às mesmas precárias condições de trabalho, a minha admiração.

Um comentário:

zottolo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.