sábado, 17 de novembro de 2012

Lixeiras de Benfica


Fiz esse vídeo em Janeiro deste ano. Hoje, a situação é a mesma. Andando pelas ruas do aristocrático bairro carioca chamado Benfica (pago IPTU, tá?), é mais fácil você topar com o Barack Obama do que com alguma lixeira instalada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em diversas oportunidades, andei quadras com o lixo na mão sem encontrar uma lixeira sequer. Tive que descartá-lo quando cheguei em casa. Tive a ideia do vídeo. Estamos no final do ano e nada! Não deixei de mandá-lo para a conta do Prefeito (acho que nessa época ele não havia, ainda, me bloqueado no Twitter).

Recentemente tive uma ideia, nada original. Reclamar no site da Ouvidoria da Prefeitura. Como não tinha pensado nisso antes? Já tinha feito isso outras vezes... Há um bom tempo não usava o site. Eis que, ao abri-lo, encontro a seguinte informação:

"A Ouvidoria é a segunda instância de relacionamento entre a Prefeitura e o cidadão. Destina-se a receber reclamações de solicitações dirigidas à Prefeitura, mas que não foram realizadas no prazo ou com a qualidade desejada.

O primeiro passo para solicitar informações e serviços municipais é recorrer à Central de Atendimento 1746, por telefone ou pelo portal www.1746.rio.gov.br, com funcionamento a qualquer dia da semana, inclusive domingos e feriados, 24 horas."

Ora, não era assim anteriormente, protestei, mentalmente. Em todo caso, encaminhei-me para o referido site. Eis que, procurando entre as opções disponíveis apenas encontro estas:

1 - Limpeza e retirada de resíduos;
2 - Solicitação de varrição em Logradouro;
3 - Limpeza e retirada de lixo excedente em papeleiras e coletores de pilhas e baterias;
4 - Notificação ao proprietário para limpeza de terreno baldio;
5 - Limpeza de parques e praças.

Na cidade do Rio de Janeiro há um "apartheid" na oferta de serviços de acordo com a região. No Centro e Zona Sul e em algumas partes da Zona Norte, encontramos:

1 - Guardas municipais;
2 - Mais árvores;
3 - Limpeza mais constante das ruas;
4 - Maior oferta de atividades culturais;
5 - Maior oferta de serviços públicos, como as LIXEIRAS.

Onde e como reclamo a falta de lixeiras no bairro de Benfica?

Nenhum comentário: