sexta-feira, 14 de junho de 2013

Um pouco de parcialidade da mídia


Essa foto da cobertura das manifestações contra o aumento das passagens, do Jornal O Dia (na verdade do Estadão, de SP), para mim, é sintomática do tratamento que a maior parte dos veículos de comunicação tem dado ao tema. Eu pedi, no trabalho, hoje de manhã, que três pessoas me descrevessem a imagem, cobrindo sua legenda. NENHUMA DELAS conseguiu enxergar CONFRONTO, como a legenda sugere. Por confronto supõe-se partes em conflito, quando o que vemos aqui é um cabeça de bagre da PM paulista abrindo fogo contra os manifestantes. 

Esse jornalzinho e diversos outros tem uma recorrência. Tentam, sempre, destacar, imprimindo mais ênfase, a questão do atentado ao patrimônio público que a violência da Polícia e a razão que levou as pessoas à rua. 

Não surpreende que o jornal O Dia tenha essa postura. Ardoroso defensor das jestões de Sérgio Cabral e Eduardo Paes, ambos do PMDB, suas críticas são bem comedidas. Diria que me dão, mesmo, a impressão de piados de filhotes de passarinho pedindo comida à sua mãe... Além da cobertura viciada, nos últimos dias tem dado outra forcinha à turma do PMDB carioca. Estão metralhando, legitimamente, diga-se de passagem, o potencial candidato petista ao Governo do Estado em 2014, Lindberg Farias, de duas formas: 1ª Mostram as cisões internas do PT, que pendem para Pezão (PMDB) e 2ª Relembram os problemas do petista com a justiça, no caso do Previni, fundo de previdência dos Servidores de Nova Iguaçu. Só não fazem o link com o fato do assunto ter relação com o PreviRio, dos Servidores da Prefeitura do Rio de Janeiro (ver: http://odia.ig.com.br/portal/economia/previ-rio-ligações-perigosas-1.141209 ). Como também não falam, como deveriam, da condenação do Fernando Cavendish, da Delta, pela Justiça (ver: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/05/socio-da-delta-e-ex-prefeito-de-iguaba-grande-condenados-a-quatro-anos-e ) e suas relações com o Governador do Estado e com o Prefeito do Rio de Janeiro.

Jornal O Dia, depois que eu lia você, minha mãe aproveitava e o colocava na gaiola de suas calopsitas. Lamento, mas a edição de hoje, 14/06/2013, não é digna nem de receber o cocô delas. Vai para o lixo direito. Tomara que não contamine o meio ambiente...

Nenhum comentário: