terça-feira, 30 de julho de 2013

Sobre o REAJUSTE dos Servidores



Sobre o REAJUSTE:

1 - Na nota do jornal O Dia, velho parceiro da administração de Eduardo Paes e Sérgio Cabral, há uma confusão intencional relacionada às palavras "reajuste" e "aumento". Usam as duas indiscriminadamente, como se fossem sinônimos. 
Segundo o Pequeno Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa de 1951, organizado por Hildebrando de Lima e Gustavo Barroso, revisado pelo famoso Aurélio Ferreira,

Aumentar: Fazer maior; amplificar; melhorar; tornar próspero; agravar; inventar; crescer; progredir; prosperar; adicionar; acrescentar; engrandecer-se; fazer-se maior.

Reajustar: Tornar a ajustar; tornar proporcionados (vencimentos, ordenado) ao custo alto da vida. 

Aumentar aparece três vezes; Reajustar também. O sentido que Pedro Paulo empresta é o de reajustar, quando diz que pretende fazer com que não haja defasagem no poder aquisitivo do Servidor. O jornal O Dia é camarada, parceiro dessa administração, em que pese algumas "denúncias" que faz, tentando passar-nos a imagem de isenção. No mais, 6,75 MELHORAM a vida de alguém? Tornam os Servidores mais PRÓSPEROS? 

2 - Pedro Paulo diz que não é, ainda, o que desejam dar aos Servidores. Por mim, acho que ele e seus pares nos dariam cicuta, ou, para os menos sofisticados, chumbinho (mata e seca). Eles querem é nossa extinção, isso sim. Mas presumindo a boa vontade do Secretário, que acha que recebemos um "salário possível, bastante razoável", poderíamos sugerir que passasse um mês com o vencimento mais baixo da Prefeitura, para ver se mantém a mesma opinião. 

3 - Segundo o Secretário "bom samaritano", o reajuste implicará num gasto, anual, de 400 milhões de reais. Muito, não? Só que não é maior que o valor de 543 milhões de reais de renúncia fiscal da Prefeitura em 2012. Ou seja, fazendo um cálculo rasteiro, tosco mesmo, poderíamos concluir que, se a Prefeitura tem para gastar 400 milhões com os Servidores, se não tivesse feito essa renúncia fiscal teria como dar, pelo menos, 13,5% de REAJUSTE (o dobro do que concedeu), já que, ainda assim, não faria equivaler o que perdemos, com relação ao Salário Mínimo. E ainda sobrariam 143 milhões. Quer saber sobre a renúncia fiscal? Leia o item 3 deste artigo (mas recomendo a leitura na íntegra): 

http://observatoriopolitica.blogspot.com.br/2013/07/podem-dar-ganhos-reais-aos-servidores.html 

Nenhum comentário: