domingo, 24 de novembro de 2013

Anda em ônibus quente? Culpa sua!



Jornal O Dia, 24.11.2013. Com enorme destaque: Contra do transporte público após protesto. Protestamos pelas péssimas condições do Serviço, que é porcamente realizado pelas empresas, ao mesmo tempo em que os valores das passagens são desproporcionais ao oferecido. Para o Daniel Pereira, autor do artigo, o efeito da retirada dos R$:0,20 é o calor nos coletivos. Ainda segundo ele, transporte público de qualidade custa caro. Faz questão, por fim, de ressaltar que o Prefeito Eduardo Paes irá conceder o aumento das passagens em Janeiro de 2014.

A Prefeitura não pode exigir a renovação da frota pela ausência do aumento. Segundo o Secretário showman de Transportes, Carlos Osório, existe um desequilíbrio tarifário. Ainda segundo ele, o Prefeito Eduardo Paes não dá subsídio às empresas para custear parte do sistema viário. O recurso (que banca gratuidades) teria que vir das tarifas. Vamos lá!

1 - Os ônibus estariam quentes por culpa da população. Se a frota não foi mudada, isso se deu porque as empresas sentiram o golpe - a falta de vinte centavos - e não conseguiram levar adiante a mudança. FALÁCIA. Alguém vinha sentido a mudança dos coletivos ANTES dos protestos? Eu senti! Sabem como? Para pior! Lembro que existiam algumas linhas que já possuíam ar condicionado há uns anos atrás. Lembro de ter ido à Zona Sul num 476 (Méier - Leblon). Lembro que havia no 455 (Méier - Copacabana) e no 422 (Cosme Velho - Grajaú). Algum destes três ainda tem? E outra! Repararam que estamos falando, apenas, de ônibus que passam pela Zona Sul... Mesmo aí, região privilegiada da cidade, o serviço PIOROU!

2 - A reportagem está querendo "Amaciar a carne" ou preparar os espíritos para o aumento das passagens, naturalizando-o como necessário para a prestação de um serviço de qualidade, que custaria caro. A Prefeitura, pela ausência do aumento, não poderia cobrar das empresas. Já fez isso, alguma vez, antes? O que vimos não foi o serviço PIORAR? E a quase isenção de ISS (de 2% para 0,01%) para as empresas de ônibus, não conta? Não ajuda a financiar o sistema viário? Carlos Osório, que serve aos mesmos senhores do prefeito, não menciona isso, como se as empresas não recebessem nenhuma vantagem e ainda acrescenta que esse subsídio (que já existe), virá das tarifas! Ou seja, os panacas aqui, que deram azar de viver numa cidade onde a maioria escolheu este prefeito, vão oferecer recursos para subsidiar as passagens DUAS VEZES!




São tão sofredores esses empresários de ônibus... Meus olhos marejam quando leio coisas assim. Vocês não sentem vontade de retirar um dinheirinho de suas carteiras e depositar nas contas bancárias desses pobres idealistas, que suportam a ingrata e difícil tarefa de prestar serviço de transportes urbanos na cidade? E vejam bem! Estamos exportando desgraça para estes fantásticos homens! Seus pares dos países vizinhos da América Latina estão receosos do precedente que abrimos. Onde já se viu protestar contra serviços de qualidade excelente oferecido a preços módicos?

Não podem colocar ar condicionado nos carros, estão levando com dificuldades suas despesas operacionais, mas se vocês ficarem caladinhos no próximo aumento e o receberem felizes e contentes, tudo vai melhorar! Aí, sim, se dará um fantástico salto de qualidade nos transportes!

Nenhum comentário: