quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reflexões pontuais sobre o Liberalismo, Serviço Público e outros temas II

Agora respondendo a um amigo:

"Tudo bem camarada?


Sobre as Agências Reguladoras, você já sabe o que penso, certo?


"Quem disse que FHC é liberal?"

Acho que não fui eu. Será que disse isso no tópico? Bom, se não disse, digo: agiu como tal em diversos momentos. Se não foi mais fundo, é porque setores da sociedade pressionavam contra. Petrobrax... lembro que teve chiadeira.


"Falta de aumento se concerta (...)"

Deixou pro outro consertar?


"(...) moralização da previdência pra evitar aposentadoria aos 45 anos (...)"

Fernando Henrique Cardoso se aposentou com quantos anos mesmo? E as pessoas, sem considerá-las todas desonestas, tem que ser esfolados a maior parte de suas vidas? Por que não aposentar-se cedo, desde que Justa?


"(...) garantiu esse governo do Lula que SURFOU apenas na sorte de um mundo em crescimento (...)"

E a crise do ano passado? E a marolinha do Lula? Acho que esse tipo de análise procura esvaziar demais os méritos que teve este governo. Se fossem incompetentes, teriam entornado o caldo antes.


"(...) Se olhar pro futuro, fazer o certo hoje, mesmo sendo impopular é ser liberal... então todo cidadão que faz o dever de casa é liberal...(...)"

Para o futuro de quem? Foi apenas coincidência que esse tenha sido o período mais difícil de minha vida? De desemprego do meu pai? Onde ele, quando conseguiu bico, o que ganhava mal dava? Não é aquela história de fazer o bolo crescer e depois repartir não, né? Isso eu conheço de fama.


"(...) E que saudade do Cesar Maia --- "o maior liberal" do Rio que foi muito bom pro servidor.(...)"

Eu sou servidor, agente de documentação médica (viu, José Carlos? hahaha Tô brincando), mas também sou cidadão, como outro qualquer. Estudei em escola municipal na década de 90 que tinha greve toda hora. Meu IPTU, nesta época, ultrapassou a órbita da Terra... Ví obra de Favela Bairro onde paredes e quadras de futebol esfarelavam... Para não estender muito."

Continuando:

"(...) que foi da mão do líder LULA que saiu a BIZARRICE de RETIRAR OS ROYALTIES DO PETRÓLEO...(...)"

Ibsen Pinheiro é do PMDB há um tempão. Antes até que fosse da base aliada do PSDB no governo FHC, correto?

Olha o que encontrei no Jornal do Brasil. Destaco um trecho:

"Royalties: Serra também critica emenda Ibsen
Apesar das críticas, Serra foi um dos principais responsáveis, na Assembleia Constituinte de 1988, pela legislação tributária que estabeleceu a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da exploração do petróleo no estado de destino, ao contrário do estado de origem, como é aplicado na maior parte dos outros produtos. Serra era o relator, na Constituinte, da comissão responsável pelo novo sistema triburário. A medida beneficiou o estado de São Paulo, prejudicou o Rio de Janeiro e é apontada pelas autoridades fluminenses como uma das justificativas para que o estado tenha direito a receber um repasse diferenciado dos royalties.

Serra também não mobilizou a bancada paulista na Câmara para votar contra a emenda de Ibsen, apesar de São Paulo ser apontado como um dos estados que mais devem ganhar royalties com camadas recém-descobertas do pré-sal. Dos 62 votos paulistas, apenas 21 foram contrários a emenda. Entre os 14 deputados paulistas do PSDB, partido do próprio governador, o quadro se repete: apenas quatro votaram contra a polêmica emenda."

Ver: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/03/17/e170316658.asp

Continuando:

"Gabeira? Acho que ele deseja implementar as Organizações Sociais, tão combatidas por nós, inclusive por você.

Ver: http://porumbrasildecente.blogspot.com/2008/10/para-o-entomologista-anthony-rico-da.html

Do Gabeira, gosto do passado político de resistente à Ditadura militar. Resistente, não terrorista." 

Nenhum comentário: