quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Alguns comentários sobre os recentes problemas na USP


1 - Confesso que não acompanhei muita coisa do que está acontecendo na USP mas a tomar o posicionamento da Revista Veja, começo a colocar minhas barbas de molho.

2 - Será que a presença da PM na universidade serve só para coibir consumo de maconha e furtos, ou também para intimidar/desestimular manifestações políticas, semelhantes àquelas de 2009?

3 - Acho que PM não deve responder com violência desnecessária manifestantes desarmados.

4 - Deselegante essa história de estimular PM dar "borrachadas" nos estudantes. Começamos a naturalizar a violência e a considerá-la aceitável em certos casos. O problema é definir quais casos. Semana passada mataram um comparsa do Beira Mar numa operação da Polícia que foi planejada especificamente para isso, com notória divulgação pelos jornais. NÃO VI, NEM LI, POR AQUI, NENHUMA MANIFESTAÇÃO DE ESPANTO COM ISSO. O Estado julga e mata seus "inimigos". E esse conceito de "inimigo" pode ser muito elástico...

5 - Sou contra as drogas e entendo o usuário como doente. Dessa forma, sou contrário a qualquer violência contra eles. Merecem tratamento médico, não "borrachadas".

6 - Chamar manifestantes de "mimados", para mim, só serve para reforçar desejo de setores da mídia e da política de despolitização da sociedade. Aprendi que temos que manter a discussão no campo das idéias, não desqualificando opositores.

Nenhum comentário: