quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Alagamentos por causa das chuvas na cidade do Rio de Janeiro



SE eu não estivesse envolvido na escrita da minha dissertação, eu iria aprofundar essa pesquisa. No site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, fazendo um rápido levantamento dos jornais das décadas passadas através de palavras como "alagamento" ou "inundações" os resultados que obtive são estes, entre 1940 e 1950. Uma tragédia anunciada. Todo ano é isso nos meses da Primavera e, principalmente, do Verão. TODOS OS PREFEITOS ANTERIORES tem responsabilidade sobre isso. Para falar apenas dos últimos 20 e poucos anos, temos Saturnino Braga, Marcello Alencar, Cesar Maia³, Luiz Paulo Conde e Eduardo Paes². Por que não se ocuparam, como deveriam, com o recorrente problema das enchentes e dos alagamentos ANUAIS que a cidade enfrenta por causa das chuvas? Será porque são obras "invisíveis", que ficam debaixo da terra (drenagem)? Sim, porque não dá para colocar placas de inauguração nelas porque parecerão lápides... 

No entanto, em que pese a gravidade do problema, agravado ainda mais pelos tempos de aquecimento global e consequentes mudanças climáticas, os GOVERNANTES e a POPULAÇÃO parecem não se importar, ambos com motivos diferentes. Os governantes querem placas de inauguração, não lápides; a população NATURALIZOU o problema. Parece não enxergar nele A MÁ GESTÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, a negligência dos chefes do executivo com suas vidas. Colocam, me parece, simplesmente, a culpa em São Pedro... Não se importam em jogar lixo no chão; Não se importam se a rua está suja, já que não reclamam dos poderes públicos limpeza; Não cobram melhorias nas regiões onde moram/trabalham para que suportem as chuvas. Por outro lado, os "jestores", LEVIANAMENTE se mostram comovidos com os problemas, posam para fotos com vítimas de enxurradas, pessoas que perdem todos os bens nas chuvaradas, mas, na hora de operarem a mudança necessária... Fica no papel, fica na promessa.

Será que daqui a 70, 80 anos, lá pelo ano 2083, 2093, alguém fará o mesmo desabafo por alguma Rede Social mais avançada que o FACEBOOK, postando fotos dos jornais de Dezembro de 2013 (com as ocorrências que todos vivemos no dia 11 de Dezembro de 2013) para se referirem à negligência dos Prefeitos da cidade do Rio de Janeiro quanto aos problemas causados pelas chuvas? 

Nenhum comentário: