quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Cesar Maia "responde"?

Na comunidade do orkut "Prefeitura Rio de Janeiro 2010", apresentaram um link que direciona a um site onde o ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Sr. Cesar Maia responde a questionamentos dos internautas. Eis o site: http://www.formspring.me/cesarmaia


Fiz algumas perguntas e obtive respostas, ainda que sumárias e pouco desenvolvidas. Seguem:


1 - Pacientes que precisam de exames especiais (ressonância magnética, ultrasom, etc), da rede municipal, esperam muito tempo para terem seus exames marcados, sendo que muitos morrem nas filas. Como solucionar isso?


Cesar Maia: "Estranho que de repente a imprensa carioca esqueceu a área de saúde, que por sinal vem decaindo. Se voltar a cobrar aparece a solução."


Fiz essa pergunta porque trabalhei num hospital de grande porte (na época, Hospital Municipal do Andaraí), onde os pacientes que necessitavam desse tipo de exames davam entrada na solicitação e esperavam pela marcação do mesmo, as vezes por meses. Recordo-me dos relatos das pessoas que trabalhavam com isso. Diziam-me que quando ligavam para a residência dos pacientes para avisarem do agendamento do exame, eram informados, muitas vezes, que os mesmos já haviam morrido... O prefeito, na época, adivinha quem era? Ele sugere, com isso, que o problema pode ser dessa gestão atual, uma vez que isso ainda ocorre. Quem precisa de Ressonância Magnética, se tratando nas unidades municipais, sofre uma espera de meses.


2 - O que motivou a opção por privatizar a folha de pagamentos dos servidores municipais, adquirida pelo Santander e por que não tivestes postura mais enérgica com relação as dificuldades geradas por esta instituição financeira, no trato com os servidores?


Cesar Maia: "Todo o Brasil fez isso. A licitação definiu o vencedor. E os desvios foram sendo superados na medida das reclamações. Em 2008 já eram poucas. Não sei como anda hoje."


Porque os outros fizeram, resolve fazer o mesmo. Quando eu era criança escutava dizer, ingenuamente, que isso era postura de "Maria vai com as outras". Os funcionários, maiores interessados no assunto, não foram ouvidos. E muitos sofreram, porque o banco não é bom, resolvia, de vez em quando, cobrar taxas que não deveria, atraiu desavisados com seus empréstimos super-mega-hiper "facilitados"... Numa outra comunidade do orkut, com poucos membros, chamada "Santander Nunca Mais", nota-se que as reclamações estão aí, firmes e fortes. Se fosse dada a opção dos servidores escolherem seus bancos, para receberem seus pagamentos, qual seria a quantidade de pessoas que manteria o vínculo com esta instituição?


3 - Qual seria a solução para os recorrentes problemas de alagamentos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro no período das chuvas fortes?


Cesar Maia: "Retomar os contratos com caminhões de sucção dos bueiros."


Na sua gestão, justiça seja feita, em Benfica, muitos pontos de enchentes foram sanados com obras. Entretanto, existem, na cidade, locais onde isso acontece TODO ano (Pça da Bandeira, Rua dos Inválidos, Rua do Resende, rios da Tijuca, para ficarmos nos que tem maior visibilidade). NÃO É UM PROBLEMA NOVO, como sugere em suas poucas palavras.


4 - O que o senhor pensa dos juros praticados nas cobranças de IPTU na cidade do Rio de Janeiro?


Cesar Maia: "Até 2008 eram bem abaixo do mercado e com opção por desconto."


Olha, se foram, realmente, abaixo do mercado... por isso essa palavra me causa arrepios! Recordo-me, apesar de meus poucos anos de vida (11 ou 12 anos de idade) que o IPTU de minha residência foi às alturas, o que nos acarretou transtornos de difícil solução, com muitos atrasos nos pagamentos. Já ví dívidas de 5 anos mais que dobrarem de valor. Estou certo que se deixasse qualquer grana aplicada na poupança não renderia tanto...


5 - Sr. Cesar Maia, o que pensa sobre a possibilidade de reeleição ilimitada para o Legislativo, onde muitos políticos tem feito carreira?


Cesar Maia: "É assim no mundo todo com exceção do México. O problema é o sistema eleitoral brasileiro."


Mais uma vez tenta a generalização para legitimar um ponto de vista. Mas imagine! Se ele respondesse diferente, o que pensaria o seu filho, o parlamentar Rodrigo Maia (aos 26 anos nomeado secretário do ex-prefeito Conde)? Para lembrar, foi nosso ilustre "entrevistado" que lançou o atual prefeito Eduardo Paes na política, com seus poucos anos de vida e de experiência profissional. Políticos de carreira?


Mas alguém poderia questionar, como ocorreu na comunidade da Prefeitura no orkut: "Você poderia me citar UMA gestão pública (digo Federal, Estadual ou municipal, em qualquer lugar do Brasil) na qual suas perguntas funcionam (ou funcionaram) 100% bem?! Porque dá a impressão que os PROBLEMAS que você expõe foram exclusivamente causados e são culpa do Ex-Prefeito. Acho isso engraçado, pois há esses problemas desde 1500 se bobear."


Estou plenamente consciente de que NÃO existiu nenhuma gestão pública, em qualquer esfera governamental, que tenha funcionado 100% bem em qualquer destes ítens, o que seria a perfeição, a qual nossa condição humana impede atingir. Esses problemas citados são antigos sim, mas não são tão velhinhos como podes supor ("desde 1500"). Fazer ou não fazer, muita coisa em política, passa por escolhas e definições de prioridades. A gestão é feita de pessoas com vontades e interesses, que prevalecem sobre vontades e interesses de outros. Não foi prioridade dele, como dos que vieram depois (Paes), resolver esses pontos levantados.


Penso que vale a pena dar uma conferida nas respostas do ex-prefeito, no site citado. Memória é muito importante para a vida, onde a política se insere.




Nenhum comentário: