terça-feira, 4 de agosto de 2009

Algumas Reflexões sobre o Choque de Ordem de Eduardo Paes

Reflexões originalmente postadas na comunidade da Prefeitura do Rio no orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=189319). 


Título da postagem: "Amanhã o pau vai quebrar" (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=189319&tid=5360115642098960975&na=1&nst=1)


Nos olhos dos outros...

"Choque de Ordem é refresco..."

Um dia todos os terrenos não tinham "donos", até chegar um e dizer: "Isto é meu!" As vezes isso acontece antes das legislações que desejam regular o uso do território existam.

Choque de Ordem para quem? Com que objetivos?

Cansei de ver, nas ruas e em repartições, truculência e ironia venenosa da parte de servidores para com a população. Acredito que seja possível, então, que tenham usado palavras rudes com algumas pessoas. Quantas? Não sei.


Antonio Gramsci

"Um dos grandes obstáculos à mudança é a reprodução de elementos da ideologia hegemônica por parte das forças dominadas. É tarefa importante e urgente desenvolver interpretações alternativas da realidade."

Antonio Gramsci, citado por David Barsamian, Ambições Imperiais, Ediouro, 2006), p. 63.

Sobre Gramsci: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci


Não acompanhei a entrevista em questão. Apesar disso, baseado nas constantes atitudes do atual executivo, podemos sim, nos posicionar a respeito do tal Choque de Ordem. Por que atacar a imagem da atriz, desqualificando suas atitudes? Alguém já disse que a calúnia é a arma dos covardes, geralmente utilizada quando faltam os argumentos. Considerando a HIPÓTESE dela estar exagerando os fatos, invalida sua crítica à truculência a essas atitudes? Essa maneira de agir, assumida pela Prefeitura é legítima?

Se a desapropriação for "legal", ela se torna "moral"? Quem faz as leis? Para quem são feitas? A quem beneficia? As leis são "naturais", por acaso? Dão em árvores e caem expontaneamente depois de maduras na nossa cabeça, ou são resultado de disputas de interesses? As leis que ficam são dos "vitoriosos" do momento... A Prefeitura é zelosa fiel da lei sob todos os aspectos ou somente naqueles que lhe interessam mais diretamente?

Não ví os questionamentos do "Luto - João" (sobre o choque de ordem) serem analisados. A parcialidade da Prefeitura, nos pontos observados pelo João, está escorada em qual legislação ou decreto? Por que a gente escolhe legitimar um aspecto e deixa de lado o outro? Estamos neutros nessa questão?


Obs.: Seguem, abaixo, os questionamentos do usuário "Luto-João":

"

Estrada do Joá e Nyemayer

Pq não há choque de ordem na estrada do Joá, na Nyemayer e nas mansões irregulares no alto da boa vista?

Porque não há choque de ordens nas pastelarias da mafia asiatica e nas suas lojas ilegais no centro da cidade???

Pq não se realiza choque de ordens nas seguintes cracolândias, mas com recolhimento dos menores e envio deles para os abrigos do Centro de Tramento do Estado.

1 - Central do Brasil
2 - Rua Regente Feijó
3 - Campo da GE em Del Castilho.
4 - Rua Leopoldo
5 - Praça da Rua Petrocochina - Vila Isabel
6 - Praça de Skate do Metro da Cidade Nova - Estacio (em baixo da Janela do Prefeito)
7 - Ao Lado da Igreja São Joaquim - Estacio
8 - Rua Lauro Araujo - Cidade Nova
9 - Rua de acesso ao morro do são carlos
10 - Na Citizo - Rio Comprido


Outra sugestão seria o choque de ordem Nos seguintes condominios com puxadinhos em ÁREA de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

1 - BOSQUE DO CONDOMINIO PENISULA E ACESSO VIA DECK A LAGOA.
2- PAVIMENTAÇÃO DE AREA DE PRESERVAÇÃO NO CONDOMINIO PEDRA DE ITAUNA
3 - INVASAO DE MANSÕES NA FLORESTA DA TIJUCA NO ENTORNO DO HOSPITAL CARDOSO FONTES E NA MARGEM CONTRÁRIA DA GRAJAU-JACAREPAGUA JUNTO A ELEVATÓRIA DA CEDAE...18 CONDMINIOS DE CLASSE MEDIA ALTA, COM MAIS DE 300 CASAS FLORESTA A DENTRO.


AOS POUCOS IREI POSTANDO MAIS SUGESTÕES....."


Penso que uma das grandes questões dessa atuação do Choque de Ordem é a parcialidade com que ele tem sido exercido.

Tenho dificuldades com locais com muitos vendedores ambulantes, com trânsito desorganizado, crescimento desordenado, etc... Entretanto, longe de se questionar, porque mais difícil, o por quê da existência de vendedores ambulantes, de crescimento urbano desorganizado, de menores de rua viciados, a opção da atual gestão tem sido a da terra arrasada, ou seja, "limpar"... varrendo para baixo do tapete. E sabe por quê? Algumas causas são maiores, estruturais, dizem respeito a um modelo de sociedade excludente que, com essas ações, longe de se solucionarem, reforçam esta sociedade excludente. O camelô existe, a criança de rua, o crescimento da favela. Vamos lembrar que são pessoas, seres humanos, com sentimentos, anseios e receios. Devemos humanizar o tratamento aos seres humanos, do contrário, teremos uma realidade sempre excludente com nossa conivência.

Sobre as questões de trânsito, que não entendo bem, acredito que em certos aspectos uma legislação mais "dura" que a atual, além de fiscalização não-parcial pode ser um caminho, não esquecendo de ampliar o debate para a sociedade como um todo para que esta se posicione. Gostaria de ouvir, se fosse gestor nesta área, a opinião de quem perdeu parentes no trânsito, de quem depende do trânsito para sobreviver e de um mal motorista.

No que toca a Lei Seca, sou de opinião que a bebida é uma droga. Não sou viciado nela. É uma droga lícita, atualmente. Longe de reprimir da maneira como é feito, acredito que campanhas em escolas, hospitais, além de fazerem algo parecido com o que foi feito com o cigarro (restrição na propaganda), pode ajudar nesta questão.

Acredito que incomoda muito o Marcio, como a mim e a outros, é a maneira "espetaculosa" com que essas ações de "Choque de Ordem" são conduzidas e aparelhadas pelo prefeito, que se esforça por estar sempre na mídia. Enquanto isso, outras questões ficam fora do debate. Cadê nosso aumento, por exemplo?


A todos

Uma matéria no jornal O Dia, on line, de hoje - 30/07/09.

"Leitores reclamam de vista grossa de autoridades para coibir limpadores de sinal"

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/7/leitores_reclamam_de_vista_grossa_de_autoridades_para_coibir_limpadores_de_sinal_26609.html

Reparem, por favor, nos termos que foram utilizados pelos leitores ao se referirem aos limpadores que ficam em sinais. Um dos locais citados eu conheço de perto. Darei meu relato sobre ele depois.

"Bando", "vagabundos", "bandidos" são os termos utilizados.

Não notei, na matéria, ninguém questionando o por quê daquelas pessoas alí. O que levaria uma pessoa a passar o dia na rua tentando limpar vidros de carros para conseguir alguma grana. Não haveria nenhuma causa social para o problema? Isso não diz respeito ao tipo de sociedade que temos, escolhemos e alimentamos? Seriam todos eles parte de um "bando de bandidos vagabundos"?

Abusos acontecem? Sem dúvidas, não sou ingênuo para negá-los. Muitos roubam, aproveitando sinais fechados. as vezes chegam até de moto ou de carro mesmo. Não estimulo e muito menos defendo a criminalidade. Os que cometem crimes desta natureza devem responder por isso.

Um certo "Choque de Ordem" que escondam esses limpadores de suas vistas é o que parece que desejam estes leitores, ao invés de se buscar entender a questão para solucioná-la. Mas... e retirando-os, o que acontece depois? Voltam, ou estes, ou outros. Não é o que estamos vendo? Se as causas não são atacadas, o problema persiste. O atual executivo da cidade se vale disso, deste apoio que recebe (com opiniões desta natureza) e cria suas ações espetaculosas, que caem na mídia e lhe dão o esperado retorno em visibilidade.



 

Nenhum comentário: